domingo, 11 de maio de 2014

Dia 10 - Almenara a Araçuaí

Noite bem dormida, café tomado, bagagem arrumada, hotel pago: hora de partir. Pra quem não queria pegar terra depois do dia anterior, começamos bem. Fomos direcionados para um caminho de terra para sair de Almenara. Normal pegar caminhos diferentes ou errados em qualquer viagem. Diversão pura.
A estrada entre Almenara e Jequitinhonha é asfaltada, mas tem buracos em alguns pontos. Nada grave, mas incomoda um pouco. Notável é verificar que, em alguns pontos, é um verdadeiro deserto.

Entramos em Jequitinhonha, que tem 203 anos de história. Tiramos algumas fotos, pegamos informação de que o caminho mais curto para Pedra Azul era de terra e decidimos seguir para Itaobim. Sempre com o Jequitinhonha à nossa direita.

Abastecemos em Itaobim e rumamos para Pedra Azul, onde almoçamos numa churrascaria que, o Aloísio viu de relance e eu senti o cheiro. Rodamos um pouco pela cidade até chegar nas churrascarias, já que eram 3 ou 4. Deu uma leve polêmica pois o local era: cheio, self e o churrasco você tem que aguardar chegar nas bandejas e não nas mesas. Mas era barato e no final deu certo. O café era ruim: fraco e muito doce.

Arrancamos as motos e paramos em Medina na esperança de comprar um queijo de Medina, mas era domingo, dia das mâes e não tinha nada aberto. Me arrependi de não ter parado na beira da estrada para comprar um. Paciência, fica pra história e pra outro vez. Peço a conhecidos que são daqui e podem me trazer um.

Chegamos de volta a Itaobim, novo abastecimento e, na saída para Araçuaí paramos para um café e obtemos notícias dos Desgarrados do Asfalto: Galvão e Vagner.

Ambos aceleraram tanto que quase pararam em Salvador. Acabaram numa cidadezinha chamada Itapetinga e hoje partiram de lá para Almenara e acabaram pegando terra. O Vagner que era nossa preocupação na terra, por ter formação nas trilhas, mandou bem demais e passou pouco aperto. No final das contas, chegaram antes de nós em Araçuaí uns 40 minutos. Ficaram proseando no bar do Sr. Lidirico, o comerciante mais famoso de Araçuaí.

Aceleramos com vontade, passando por Pasmado e por uma feira de artesanato na beira da estrada. Pena não ter espaço para trazer mais coisas. Chegando em Itinga, entramos para tirar algumas fotos e chegamos a Araçuaí por volta de 17h. Encontramos os desgarrados já estabelecidos num hotel bem simplezinho. Suficientemente bom pra passar a noite: R$ 30,00.

Saímos para comer numa churrascaria por perto e contando os casos das viagens realizadas entre ontem e hoje.

Voltando ao hotel, digitei esse post, mas só amanhã ou depois ele vai ao ar, visto que não tenho nem tv no quarto, quanto mais internet no hotel.

Amanhã, Diamantina.




Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Almenara










Em Jequitinhonha, se prestar atenção, verá uma coruja na quina da murada











Ponte sobre o Jequitinhonha, BR 116, Itaobim. Estive aqui nos anos 80









Pedra Azul

A churrascaria da discórdia... bem atrás dos motociclistas


Casarões em Pedra Azul










De volta a Itaobim

Para amanhã, Diamantina. Antes, chegar em Araçuaí

Ponte sobre o Jequitinhonha, em Itinga





Os Desgarrados do Asfalto, Vagner e Galvão!


Toda a turma desta viagem, em confraternização